Translate

domingo, 27 de outubro de 2013

Enem 2013: segundo dia do exame tem a temida e polêmica redação

​Depois de um primeiro dia com provas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão cinco horas e 30 minutos (uma hora a mais que no sábado) para enfrentar, neste domingo, questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da temida polêmica redação.
Em edições anteriores, o tema da redação vazou em pelo menos dois anos. Em 2010, uma professora que teve acesso à prova para deficientes visuais informou o tema para o filho horas antes de começar o exame. 
Em outro caso, uma redação que recebeu 560 pontos (em uma escala de 0 a 1 mil) na redação depois de ter inserido um parágrafo inteiro com a receita para fazer macarrão instantâneo. Outro candidato tirou 500 pontos após escrever trechos do hino do Palmeiras.
Os problemas fizeram com que o Ministério da Educação aumentasse, a cada ano, o rigor com a correção dos textos. Mesmo assim, muitos candidatos discordam das notas e apelam à Justiça.
Mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste fim de semana em todo o País. Esta é a maior edição da avaliação desde a sua criação, há 15 anos. No ano passado foram pouco mais de 5,7 milhões de inscritos.
Criado pelo governo federal em 1998 para avaliar o ensino médio brasileiro, o Enem tornou-se  atualmente a principal porta de entrada no ensino superior. Por meio dele, os estudantes podem concorrer a vagas em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conseguir bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e ainda financiar o curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota no Enem ainda garante o certificado de conclusão do ensino médio para quem tem mais de 18 anos e é pré-requisito para bolsas de intercâmbio no exterior, por meio do programa Ciência sem Fronteiras.
Com tantas finalidades, a prova assumiu um papel decisivo na vida de milhares de estudantes. Para que ninguém enfrente problemas nos dois dias de exame, o Ministério da Educação (MEC) aconselha que os candidatos cheguem aos locais de prova com, no mínimo, uma hora de atecedência. Os portões estarão abertos a partir das 12h (de Brasília) e serão fechados pontualmente às 13h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário